A pergunta que algumas pessoas
fazem é, “se o sábado não é uma lei moral, por que esta entre os dez
mandamentos?” A resposta é simples: Os dez mandamentos são o “documento” da
aliança mosaica. Logo, a marca da aliança tem que estar no documento da aliança.
Podemos usar como evidência
para isso o fato da lei do sábado estar no centro da aliança. As alianças do
antigo oriente médio costumavam ter sua aliança no centro. Como Dale Ratzlaff
colocou:
“Se você
pegar os dez mandamentos e começar a contar palavra por palavra por palavra, a
frase central é ‘lembra-te do dia do sábado para o santificar. [...] agora nós
reconhecemos que todos os documentos religiosos do antigo oriente médio
possuíam o sinal da aliança no exato centro da aliança.” [Former Adventist
Fellowship, “Dale
Ratzlaff: Does the Sabbath continue in the New Covenant?” (6:55)]
A própria Bíblia deixa isso
explicito em algumas partes. No mesmo livro em que a lei é apresentada, por
exemplo:
Disse ainda
o Senhor a Moisés:
"Diga
aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre
mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor,
que os santifica.
"Guardem
o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado;
quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.
Em seis
dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de
descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que
ser executado.
Os
israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como
uma aliança perpétua.
Isso será
um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor
fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou".
Quando o
Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas
da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Êxodo
31:12-18
John Reisinger mostrou como
esse texto estabelece cinco fatos:
1) “Dez
Mandamentos” é sinônimo de “taboas de pedra”, e são os documentos da aliança
que separa Israel como nação especial de Deus. (duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.)
2) O
sábado, era um sinal (ou marca) da aliança. (Os israelitas terão que guardar o sábado [...]como uma aliança
perpétua. Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas)
3) O
sinal/marca da aliança, o sábado, vale apenas para a o tempo em que a aliança
estiver valida. (guardar o sábado [...]como
uma aliança perpétua.)
4) A
aliança foi feita apenas com a nação de Israel. (Os israelitas terão que guardar o sábado [...] Isso será um sinal
perpétuo entre mim e os israelitas.)
5) O
proposito do sábado tinha relação com trabalho físico, não com adoração publica.
(Aquele que o profanar terá que ser
executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu
povo. Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o
sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado
terá que ser executado.)
[John G. Reisinger, Tablets of
Stone & The History of Redemption, Capitulo 7, online em: The
Seventh-Day Sabbath Was the Sign of the Mosaic Covenant!]
Ezequiel também deixa isso
claro:
Eu lhes dei
os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que
lhes obedecer viverá por elas.
Também lhes
dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu,
o Senhor, fiz deles um povo santo.
"
‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo
os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes
obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso
eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.
Mas, por
amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das
nações à vista das quais eu os havia tirado dali.
Também, com
mão erguida, jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei,
terra onde manam leite e mel, a mais linda de todas as terras,
porque eles
rejeitaram as minhas leis, não agiram segundo os meus decretos e profanaram os meus
sábados. Pois os seus corações estavam voltados paras os seus ídolos.
Olhei,
porém, para eles com piedade e não os destruí, não os exterminei no deserto.
Eu disse
aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às
leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.
Eu sou o
Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de
guardar as minhas leis.
Santifiquem
os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre nós. Então vocês
saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus.
Ezequiel
20:11-20
Reisinger segue essa passagem
dizendo:
“Note as
palavras “por isso” no verso 13 e sua conexão com o verso 16 e 20. Israel cometeu
graves pecados, mas ainda não foi até eles ‘profanarem o sábado’ que eles foram
para cativeiro. De novo, isso mostra que quebrar o sinal da aliança é
equivalente a desrespeitar toda a aliança. Profanar os sábados iria parecer o
pior pecado possível que um israelita poderia cometer. O cativeiro babilônico de
Israel foi medido em termos de quantos anos eles tinham se recusado a guardar a
lei do sábado anual para deixar a terra descansar. [...] Podemos concluir com
esses textos que o mais serio dos dez mandamentos, que envolvia julgamento, era
o quarto, e que sua importância ficava apenas no fato de que era um sinal da
aliança.” [Idem]
Estabelecendo o fato de que o
sábado era apenas a marca da antiga aliança, podemos ver por que essa lei não é
mais valida. Alem de Paulo em Colossenses ter deixado bem claro que essas eram
sombras de Cristo, o próprio Jesus estabeleceu uma nova marca para a nova
aliança:
Recebendo
um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os
outros.
Pois eu
lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino
de Deus".
Tomando o
pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu
corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma
forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova
aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
"Mas
eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.
Lucas
22:17-21
O cálice simbolizada o sangue
de Cristo, derramado na cruz. É este sangue, que nos salva dos pecados
cometidos por desrespeitar a lei, que é a marca da Nova Aliança. Como a antiga
valia apenas até a nova (Êxodo 31), e a nova foi estabelecida aqui, então a
nossa nova aliança é feita com o sangue de Cristo, não com a lei.
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