segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Se a lei do sábado não é uma lei moral, o que é?

A pergunta que algumas pessoas fazem é, “se o sábado não é uma lei moral, por que esta entre os dez mandamentos?” A resposta é simples: Os dez mandamentos são o “documento” da aliança mosaica. Logo, a marca da aliança tem que estar no documento da aliança.
Podemos usar como evidência para isso o fato da lei do sábado estar no centro da aliança. As alianças do antigo oriente médio costumavam ter sua aliança no centro. Como Dale Ratzlaff colocou:

“Se você pegar os dez mandamentos e começar a contar palavra por palavra por palavra, a frase central é ‘lembra-te do dia do sábado para o santificar. [...] agora nós reconhecemos que todos os documentos religiosos do antigo oriente médio possuíam o sinal da aliança no exato centro da aliança.” [Former Adventist Fellowship, “Dale Ratzlaff: Does the Sabbath continue in the New Covenant?” (6:55)]

A própria Bíblia deixa isso explicito em algumas partes. No mesmo livro em que a lei é apresentada, por exemplo:

Disse ainda o Senhor a Moisés:
"Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.
"Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.
Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado.
Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua.
Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou".
Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Êxodo 31:12-18

John Reisinger mostrou como esse texto estabelece cinco fatos:

1)      “Dez Mandamentos” é sinônimo de “taboas de pedra”, e são os documentos da aliança que separa Israel como nação especial de Deus. (duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.)
2)      O sábado, era um sinal (ou marca) da aliança. (Os israelitas terão que guardar o sábado [...]como uma aliança perpétua. Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas)
3)      O sinal/marca da aliança, o sábado, vale apenas para a o tempo em que a aliança estiver valida. (guardar o sábado [...]como uma aliança perpétua.)
4)      A aliança foi feita apenas com a nação de Israel. (Os israelitas terão que guardar o sábado [...] Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas.)
5)      O proposito do sábado tinha relação com trabalho físico, não com adoração publica. (Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo. Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado.)
[John G. Reisinger, Tablets of Stone & The History of Redemption, Capitulo 7, online em: The Seventh-Day Sabbath Was the Sign of the Mosaic Covenant!]

Ezequiel também deixa isso claro:

Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.
Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.
" ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.
Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações à vista das quais eu os havia tirado dali.
Também, com mão erguida, jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei, terra onde manam leite e mel, a mais linda de todas as terras,
porque eles rejeitaram as minhas leis, não agiram segundo os meus decretos e profanaram os meus sábados. Pois os seus corações estavam voltados paras os seus ídolos.
Olhei, porém, para eles com piedade e não os destruí, não os exterminei no deserto.
Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.
Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de guardar as minhas leis.
Santifiquem os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre nós. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus.
Ezequiel 20:11-20

Reisinger segue essa passagem dizendo:

“Note as palavras “por isso” no verso 13 e sua conexão com o verso 16 e 20. Israel cometeu graves pecados, mas ainda não foi até eles ‘profanarem o sábado’ que eles foram para cativeiro. De novo, isso mostra que quebrar o sinal da aliança é equivalente a desrespeitar toda a aliança. Profanar os sábados iria parecer o pior pecado possível que um israelita poderia cometer. O cativeiro babilônico de Israel foi medido em termos de quantos anos eles tinham se recusado a guardar a lei do sábado anual para deixar a terra descansar. [...] Podemos concluir com esses textos que o mais serio dos dez mandamentos, que envolvia julgamento, era o quarto, e que sua importância ficava apenas no fato de que era um sinal da aliança.” [Idem]

Estabelecendo o fato de que o sábado era apenas a marca da antiga aliança, podemos ver por que essa lei não é mais valida. Alem de Paulo em Colossenses ter deixado bem claro que essas eram sombras de Cristo, o próprio Jesus estabeleceu uma nova marca para a nova aliança:

Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os outros.
Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus".
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
"Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.
Lucas 22:17-21


O cálice simbolizada o sangue de Cristo, derramado na cruz. É este sangue, que nos salva dos pecados cometidos por desrespeitar a lei, que é a marca da Nova Aliança. Como a antiga valia apenas até a nova (Êxodo 31), e a nova foi estabelecida aqui, então a nossa nova aliança é feita com o sangue de Cristo, não com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário